É NÓIS! A POTÊNCIA DOS GRUPOS
- Isabel Doval
- 29 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2021
ISABEL DOVAL
Entender a relevância de abordar processos interpessoais e de grupo na gestão e no desenvolvimento de equipes, é muito importante, especialmente por alguns pontos que fundamentam esta visão, tais como:
→ Desde a concepção do negócio ou na condução de um processo de mudança da cultura de uma organização, é necessário integrar todas as ações, programas e projetos de RH às necessidades, objetivos e planos desta organização de maneira estratégica e realista.
→ São saberes fundamentais para desenvolver competência: (1) saber ser (singularidade), (2) saber vincular as partes à totalidade (complexidade), (3) saber conviver (viver com), (4) saber seu significado no mundo, (5) saber lidar com o inesperado, (6) saber compreender e(7) saber aprender.
→ As necessidades do ser humano são diversificadas e o potencial de geração de resultados também. Dificilmente poderemos satisfazê-las e/ou atingi-los se as ações implementadas para o seu desenvolvimento não detectar e contemplar essa diversidade.
→ Não há como avaliar e desenvolver competência sem examinar processos, uma vez que as diferentes competências apoiam-se em conhecimentos que se formam socialmente, e o êxito das ações deve remeter a uma dialética de interdependência.
A qualidade da comunicação garante esta interdependência, ou seja, cada um reconhece seu valor para o grupo e o grupo reconhece o valor de todos. Assim, forças, papéis e responsabilidades se diferenciam, incompatibilidades são negociadas, conflitos são resolvidos com flexibilidade e reconhecimento.
Um ambiente inclusivo, relações de confiança, transparência e responsabilidade, favorecem a inovação, a solução de tensões, a colaboração e promoção de uma cultura humanizada.
















Comentários